DISCURSO PROFERIDO PELO NOBRE DEPUTADO LUIS CÉSAR BUENO, NO MOMENTO DESTINADO À QUESTÃO DE ORDEM, NA 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 5 DE ABRIL DE 2011
Publicado 05/04/2011
Senhor Presidente, eu concordo em número grau e gênero com a afirmação do Líder do Governo, o que ele solicitou foi o que eu solicitei também como Líder do PT, e na ausência do Líder do PMDB, o papel de articulador, a base do Governo é composta de vários partidos, é composta pelo PR, pelo PCB, parlamentares do PTN, do PTB, do DEM, enfim, de um conjunto de partidos. Eu encaminhei uma lista dos três parlamentares de oposição que iriam fazer uso da palavra, e o então Presidente da Mesa disse que o Deputado teria que verbalmente pedir a ele sua inscrição, o que na relação do Deputado Helder Valin não acontece, ele encaminha a lista, e eu usei o mesmo direito como Líder da Oposição.
Então, quero que essa regra estabelecida aqui pelo Deputado Helder Valin, na fala dele, seja também uma regra para a minoria, mesmo peso, mesma medida. Se a situação, o Governo, tem direito de encaminhar seis nomes, a oposição encaminha três nomes, esse foi o argumento.
Então, dentro desse procedimento, eu quero crer que é uma questão de jogo de cintura, de trato Legislativo, eu negocio bem com o Presidente da CCJ, negocio bem com o Líder do Governo, com V. Exa., Presidente, quero também estabelecer um bom dialogo com o Deputado Fábio, o que é bem possível…
O SR. PRESIDENTE :- Nobre Deputado, eu gostaria que V. Exa. informasse à mesa quem é o Líder da Oposição.
O SR. DEPUTADO LUIS CESAR BUENO:- Deputado Jardel Sebba, o PMDB tem a sua bancada, nós temos a nossa bancada, nós encaminhamos conjuntamente todas as ações quando o Líder do PMDB, Deputado Daniel Vilela, está presente. Na ausência do Líder Daniel Vilela, nós, como Líder do PT, fomos designados pelo Bruno Peixoto, pelo Deputado Wagner Siqueira, que estava aqui, inclusive V. Exa. presidia a Sessão quando nós pedimos a suspensão da Sessão para articulação das bancadas de oposição. Como essa reunião não foi possível, porque o plenário assim não deliberou, designou-se essa tarefa que me foi confiada, que não foi possível encaminhar…
O SR. PRESIDENTE :- Perfeitamente.
O SR. DEPUTADO LUIS CESAR BUENO:- Então, conversei pessoalmente com o Deputado Paulo Cesar Martins, que preferiu encaminhar da tribuna. Agora, acho que os debates são muito importantes para ficarmos prendendo o trabalho em cima dessa discussão sem fundamento.
Vamos cumprir o Regimento, e cumprindo o Regimento conseguimos encaminhar as ações.