Trânsito: Luis Cesar Bueno realiza seminário na Assembleia, dentro da Semana Nacional do Trânsito

Publicado 22/09/2009

O deputado Luis Cesar Bueno (PT), presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa, presidiu  mais uma etapa da programação da Semana Nacional do Trânsito 2009, iniciada na última sexta-feira, 19. Na tarde desta segunda-feira, 21, foi realizado, no auditório Costa Lima, o seminário “Acessibilidade/pedreste e mobilidade”, por solicitação do Deputado.

Participaram do evento Ruth Lousada de Menezes, mestre em Ciências da Saúde; presidente da Agência Municipal de Trânsito (AMT), Miguel Tiago;  jornalista Antenor Pinheiro, perito criminal e presidente do Conselho Estadual de Trânsito; Carmencita Márcia Balestra, presidente da Comissão Estadual do Idoso. E, ainda, Luiz Alberto Gomes de Queiroz,  secretário municipal do Planejamento, dentre outros convidados.

De acordo com o deputado petista, o objetivo do debate é “garantir a integração entre os órgãos públicos assegurando a paz no trânsito”. Segundo informou o presidente, é preocupante o número de municipalização no trânsito, uma vez que somente 10% das cidades seguem a Constituição Federal, que garante aos municípios o poder de municipalizar e gerenciar o seu trânsito. “Somente as grandes cidades como Goiânia, Anápolis e Rio Verde conseguiram se adequar”, contou.

Em parceria com o presidente da AMT, Miguel Tiago (AMT), e a engenheira Ana Damasceno (AMT), Luis Cesar apresentou o Projeto “Calçadas Seguras”, que garante acessibilidade às calçadas para os pedestres. O projeto busca dar acessibilidade através da implementação de equipamentos na Avenida Goiás e a construção da Passarela da Moda, que dará ao pedestre acessibilidade na Avenida 85, Setores Sul e Marista, e na Bernado Sayão, Fama.

O presidente da Agência Municipal de Trânsito, Miguel Thiago, diz que o Plano Diretor da cidade de Goiânia determina que a prioridade deva ser dada ao transporte coletivo, ao mesmo tempo em que determina que as calçadas devam ser adaptadas para os cadeirantes. 

 
Espaço Vivencial

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Antenor Pinheiro, afirmou que será apresentado o projeto Espaço Vivencial, que trata da mobilidade urbana de Goiânia. O projeto prevê a criação de um centro de estudo de 60 mil metros quadrados, que cuidará de questões vinculadas a políticas de mobilidade urbana (transporte, uso do solo, trânsito, acessibilidade).

Segundo Antenor, o projeto é uma importante experiência, pois coloca um laboratório à disposição de todo Estado de Goiás e do Brasil. “Ele será uma referência internacional”, contou.

Idoso

A presidente da Comissão Estadual do Idoso, Carmencita Márcia Balestra, afirmou durante debate no auditório Costa Lima que os idosos são alvos fáceis de atropelamento. De acordo com ela, dos 9.220 casos de óbitos de pedestres em 2006, 27% eram maiores de 60 anos. Os dados são do Ministério da Saúde.

“As ruas não estão preparadas para acolher os idosos. A maioria acaba ficando confinada em casa, sem poder se locomover pela cidade. Não se pode esquecer que são pessoas frágeis, suscetíveis de queda”, afirma a presidente da Comissão Estadual do Idoso.

Carmencita Balestra afirmou que não haveria necessidade da criação de um estatuto do idoso se a Constituição fosse cumprida com rigor. “Os cuidados com os idosos são dever do Estado e das famílias. É preciso unir forças para tentar, pelo menos, amenizar os problemas das pessoas acima de 60 anos”, defendeu. A presidente participa do Seminário “Acessibilidade/pedreste e mobilidade”.

Macambira-Anicuns

O secretário municipal de Planejamento, Luiz Alberto Gomes de Queiroz, afirmou que poderá incluir no projeto de recuperação das áreas nativas do complexo Macambira-Anicuns a mobilidade urbana sustentável. A afirmação foi feita durante audiência pública que discute a Semana Nacional de Trânsito, em andamento no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa.

“O projeto atual prevê a criação de dois parques, cuja principal preocupação é a sustentabilidade e a preservação. Trata-se de uma iniciativa de controle da ocupação desordenada em Goiânia. Dentro da proposta de Educação para o trânsito, vamos considerar a inclusão de iniciativas de valorização da mobilidade urbana sustentável”, afirmou o titular da Seplan.

+ Notícias