Propostas para uma direção combativa e atuante

Publicado 21/12/2009

 Apresentamos o programa da chapa: “Partido de todos nós” para dirigir o PT. Essa chapa possui o apoio das tendências: Movimento PT, Vanguarda Petista, PT Para Vencer e Articulação. No plano estadual apoiamos a candidatura do médico e ex-deputado Valdí Camárcio para a presidência do Diretório Estadual. Para o Diretório Nacional a força política que participamos lançou a chapa “Movimento: Partido para Todos” junto com a candidatura do deputado federal Geraldo Magela para a presidência do Diretório Nacional. Ao longo de seus quase 30 anos de existência, o PT contribuiu muito com o desenvolvimento de Goiânia. Soube atuar propositivamente quando foi oposição.

 Quando gestor teve determinação e ousadia em elaborar e executar políticas públicas que possibilitaram avanços nos setores social e econômico nos dois governos petistas (1993 – 1996) com o professor Darci Accorsi e (2001-2004) com o deputado Pedro Wilson. Atualmente, desenvolvemos o nosso papel de execução de políticas públicas dentro do tradicional “modo petista de governar” participando com a mesma relevância da atual administração municipal capitaneada pelo prefeito empreendedor Iris Rezende com importantes secretarias e com vice-prefeito Paulo Garcia. As decisões do PT de Goiânia foram decisivas para a consolidação do campo de sustentação do governo federal em Goiás. Com um posicionamento firme e atuante, o PT de Goiânia construiu uma aliança vitoriosa. Conseguimos nas eleições de 2008 praticamente 75% dos votos em Goiânia demonstrando assim o apoio da população ao projeto administrativo proposto pela coligação PT-PMDB. Esse campo de alianças, por meio de seus resultados e forte apoio popular, garantirá um palanque forte para a candidatura da ministra Dilma no Estado. Isso irá abrir as perspectivas de uma candidatura ao governo estadual que possibilite a unidade da base partidária que sustenta Lula em Goiás e inaugure um novo ciclo de desenvolvimento para o Estado de Goiás.

 Precisamos potencializar o PT de Goiânia para retomar o seu papel de um partido militante, presente nos movimentos sociais e comunitários. Nesse sentido, propomos romper as barreiras burocráticas entre as estruturas do partido e a militância. Nossas plenárias precisam de maior periodicidade. As secretarias precisam ser fortalecidas, e os setoriais incentivados e mobilizados. O militante do PT deve ser cumprimentado como filiado do partido e não como mero integrante desta ou daquela tendência interna. Restabelecer a harmonia e a convivência são elementos indispensáveis para a vitória do projeto petista. O PT governa o Brasil, está no governo de Goiânia e com certeza será governo em Goiás em 2011. É com essa determinação de vitória que prosseguiremos na defesa de uma sociedade justa e fraterna, com um Estado que possibilite a continuidade das políticas de distribuição de renda e inclusão social preconizados nas gestões do presidente Lula. Para sustentar este projeto precisamos a cada dia de novos atores. Petistas capacitados e atuantes. Logo, faz-se necessário o empenho e priorização da direção partidária com a formação política e ações dirigidas a juventude.

 Esta é uma das prioridades que defendemos para próxima direção do Diretório Municipal, que atuará paralelamente com o Grupo de Estudos Políticos – GEP, coordenado pela secretária de formação política com programação de temas e debatedores programados e divulgados previamente. Nossa campanha terá também a preocupação de defender o fortalecimento das secretarias, garantido condições de trabalho, ação política, apoiar e estimular os projetos dos setoriais do partido em Goiânia. Propomos reformar a sede do Diretório Municipal e capacitá-la com auditório e equipamentos para o perfeito desempenho das atividades da direção e da militância. Temos que desenvolver uma política de finanças por meio de um orçamento planejado antecipadamente e com um amplo debate com os diretórios zonais sobre as receitas e despesas de cada exercício. Em relação à comunicação partidária é urgente editar o site do diretório juntamente com as comunidades interativas na internet. O Diretório municipal deve desenvolver ações de acompanhamento, apoio e assessoramento dos mandatos do PT na Câmara Municipal. Nossa bancada precisa de uma maior integração entre a militância a direção e os diretórios zonais. Plenária com debates sobre os projetos em curso no legislativo aproximará nossos vereadores dos filiados e integrará a bancada com os zonais nas diferentes regiões de Goiânia.

 É com a certeza do compromisso coletivo das forças políticas com a aplicação destas metas programáticas que apresentamos nosso nome para a disputa da presidência do Diretório de Goiânia. Conclamamos os filiados a discutirem nossas propostas e comparecerem à votação, apoiando também nossa chapa: “O partido de todos nós” junto com os candidatos a presidentes nos dez diretórios zonais de Goiânia que defendem conosco as mesmas posições políticas para o Processo de Eleições Diretas – PED 2009. Vamos em frente. Artigo publicado no jornal Diário da Manhã do dia 08/11/2009 Luis Cesar Bueno é professor, deputado estadual, presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa, especialista em gestão, finanças e políticas públicas, vice-presidente do Diretório Regional e membro do Diretório Nacional do PT(luiscesarbueno@uol.com.br / www.luiscesarbueno.com.br)

+ Notícias