PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO LUIS CESAR BUENO PARA OS PARLAMENTARES
Publicado 15/12/2015
PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO LUIS CESAR BUENO PARA OS PARLAMENTARES
Estamos encerrando o ano de 2015. Um ano tenso nos ambientes da política e da economia em níveis internacional, nacional e local. A crise está globalizada. E ela não é só econômica. É mais extensa e perpassa por questões ambientais como o aquecimento global, a escassez da água, os degradantes atos de terrorismo e o desvio da ética na política, um segmento que deveria ser seu guardião.
São nesses momentos que o equilíbrio e o debate das ideias se fazem necessários, clareando rumos, construindo esperanças.
2016 será um ano importante para a nossa democracia. Um ano onde as eleições municipais em todo o País podem apontar caminhos eficazes para o desenvolvimento das cidades.
Um ano onde o debate municipal deve sobrepor-se ao Terceiro Turno ainda vigente no plano nacional.
É preciso buscar um novo momento onde o diálogo com a população e a busca de entendimento da classe política sejam ferramentas de trabalho em tempos de tantas divisões. A população, o cidadão e a cidadã que pagam impostos querem menos brigas políticas e mais resultados daqueles que vão ocupar as próximas administrações. O tempo é de planejar e trabalhar. As pessoas não aguentam mais assistir à crise em capítulos semanais nos veículos de comunicação, por vezes tendenciosos.
O que cada cidadão e cidadã cobram agora de seus representantes é trabalho. É o bom uso dos recursos públicos e a solução para os problemas que afetam a população.
Saiamos do restrito mundo da política, dos gabinetes e ofereçamos um pouco mais para a construção de uma cidade em que as pessoas se sintam participantes dessa construção e felizes com o que estão realizando.
É com esse espírito que venho comunicar a cada colega deputado e deputada a minha pré-candidatura à prefeitura de Goiânia. Faço esse comunicado aqui por dois motivos:
1. O primeiro porque há muito venho recebendo incentivo de colegas e segmentos sociais para que eu oficializasse minha candidatura.
2. O segundo motivo é em respeito a cada um dos colegas e das colegas dessa legislatura. Sei que muitos irão disputar as prefeituras de seus municípios, então, sabem o quão importante é o compromisso de cada um com sua cidade, e, portanto, com nossa linda Capital, Goiânia e seu desenvolvimento. Também compartilho dessa preocupação. Irei, caso seja escolhido candidato do meu partido, buscar as opiniões e ideias de vocês para elaborar o meu plano de governo.
Sou pré-candidato a prefeito de Goiânia porque a despeito dos erros cometidos por segmentos do meu partido, que é o PT, nada tenho do que me envergonhar de nossa história em Goiás e em Goiânia. Sou de uma geração de pioneiros de homens e mulheres que construíram e constroem nosso partido com ética. Pessoas como Pedro Wilson, Alaor Figueiredo, Antônio Carlos Moura, Pinheiro Salles, Athos Magno, Athos Pereira, Fausto Jaime, Niso Prego, Sueli Fressat, Paulo Faria, Maristela PCBR, Marina Sant´Ana, Pedro Tierra, Robinho, Osmar Magalhaes, Darci Accorsi, Leônidas Arruda, Nativo da Natividade, Augusto de Franco, Humberto Aidar, Rubens Otoni, Antônio Gomide, Paulo Garcia, Adriana Accorsi, Maristela Bueno, Mauro Rubem, dentre tantos outros militantes.
Não temo o debate da ética na política. Ao contrário, quero provocá-lo nas eleições do ano que vem.
· Sou pré-candidato a prefeito de Goiânia porque pertenço a um partido que ajudou e ajuda a construir o desenvolvimento da nossa capital faz três gerações de administrações petistas.
· Foi na administração de Darci Accorsi que:
o se iniciou o Orçamento Participativo nos idos de 1993. Até então as administrações definiam os gastos do orçamento público em gabinetes. Foi o PT quem mobilizou a participação popular no gerenciamento e implantação dos recursos.
o foi responsável pela construção do Parque Vaca Brava, cartão postal da nossa capital.
· A administração Pedro Wilson nos legou o maior investimento que se pode fazer numa gestão pública:
o Na Educação: foram criados os CMEI’S, que até hoje são aprovados e desejados pelas famílias que querem ver suas crianças cuidadas com dignidade.
o Foi também na gestão do PT de Pedro Wilson que se criou o projeto que vai inserir Goiânia na rota do desenvolvimento sustentável em nível mundial, que é o projeto Macambira Anicuns. Projeto que coube ao prefeito Paulo Garcia a concretização de trechos importantes, como o PUAMA e Parque de Vizinhança.
· O prefeito Paulo Garcia vai deixar um legado ao completar seis anos de administração, que poderá ser comprovado em números nas áreas da Saúde, Educação e Mobilidade.
o Nunca uma gestão municipal foi tão austera no enxugamento de despesas da máquina administrativa.
o Foi a que mais contratou concursados, buscando a eficiência no serviço público.
o Ousou buscar como bandeira principal o desenvolvimento sustentável da nossa capital, com a implantação de Corredores de ônibus, ciclovias, ciclo-faixas, na construção de parques, na construção do BRT, na requalificação da Praça Cívica, em obras como a Praça da Juventude, UPAS, CiAMS, CAPS, CMEI’S, Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris; e dia 22/12, inaugura um importante equipamento sócioassistencial que acolherá crianças vítimas de maus-tratos e abandono.
Citei apenas algumas marcas das três gerações de administrações do PT em nossa capital.
O PT faz bem pra Goiânia.
· Sou pré-candidato a prefeito de Goiânia, assim como também o são Humberto Aidar, Marina Sant´Ana, Edward Madureira e Adriana Accorsi. Avançaremos em pontos fundamentais para que Goiânia continue a avançar no caminho do seu desenvolvimento sustentável.
· Mas, prioritariamente, é preciso buscar um novo momento em que o diálogo com a população, a transparência e a participação efetiva da sociedade sejam marcas da próxima administração. O povo foi as ruas não só para cobrar. O povo foi as ruas porque querem participar efetivamente das decisões daqueles que são escolhidos para representá-los ou para administrar o bem público.
Muito obrigado pela atenção de cada deputado e deputada. Que tenhamos um bom Natal e um 2016 produtivo.