Projeto que proíbe cheque caução nos hospitais particulares é aprovado
Publicado 13/05/2009
O projeto do deputado Luis Cesar Bueno (PT) que dispõe sobre a exigência de caução ou depósito prévio nas internações em hospitais particulares, foi aprovado nesta terça-feira, 12, durante sessão extraordinária na Assembleia Legislativa. A proposta do parlamentar foi apensada a mais dois projetos de autoria dos deputados Padre Ferreira e Evandro Magal, ambos do PSDB.
Após comemorar a conquista, o petista ressaltou que aguarda com expectativa a sanção do autógrafo de lei pelo governador Alcides Rodrigues (PP). “Ultimamente, ele está vetando vários projetos, mas nós achamos que esse é importante”, frisou.
Luis Cesar Bueno disse ainda que “hoje, temos um grande dilema: quando você socorre alguém numa emergência num acidente, ou algum familiar precisa de uma internação de um AVC – Acidente Vascular Cerebral, ou algo grave que coloca em risco a vida de alguém, e chega na rede hospitalar, você é chamado a deixar um cheque caução. Isso leva a óbito em muitas famílias, porque as pessoas podem estar desprevenidas no momento. E porque às vezes está prestando socorro em caso de acidente”, salientou o deputado petista. “Achamos isso uma atitude muito grave, porque não segue à risca o Código de Ética Médica, que é salvar vidas em primeiro lugar”.