Projeto obriga governador eleito a apresentar programa de metas

Publicado 12/08/2008

O petista Luis Cesar Bueno (PT) protocolou em plenário projeto de emenda à constituição do Estado de Goiás que obriga o governador, quando eleito, entregar à Assembléia o programa de metas a ser desenvolvido em sua gestão.

A proposta do deputado foi endossada por mais de  30 parlamentares presente na sessão. Ele argumenta que após a eleição as propostas de governo são deixadas de lado e essa medida servirá para que o programa de governo seja elaborado durante o processo de campanha eleitoral e repassado no primeiro dia de Governo para a fiscalização do Poder Legislativo.

De acordo com Luis Cesar Bueno, o projeto é a possibilidade de maior transparência e controle da população sobre as desenvolturas da máquina pública. “Dessa forma, há maior compatibilidade entre os programas eleitorais e os programas do Governador eleito, valorizando e qualificando o debate eleitoral e o exercício do voto e da cidadania. Além de permitir também uma avaliação e acompanhamento da população das ações, obras e programas realizados pelo Poder Executivo em cada mandato”, justificou o petista.