Professores podem adquirir notebooks por meio de programa do governo federal
Publicado 16/07/2008
Presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Assembléia Legislativa, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) encaminhou requerimento nesta quarta-feira ao ministro da Educação, Fernando Haddad, solicitando o programa “Projeto Computador Portátil para Professores” nas escolas de Goiás. A iniciativa do parlamentar surgiu após conhecer a importância deste projeto lançando pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira, 3.
Com o programa, cerca de 2,7 milhões de professores do ensino básico e cerca de 700 mil do ensino técnico e superior de todo o País poderão comprar notebooks com juros mais baixos, por meio de bancos públicos e privados.
Os computadores poderão ser adquiridos por até R$ 1.000, pagos em até 24 meses. O preço inclui despesas com transporte, frete e seguro. O programa faz parte da política de inclusão digital do Governo, que prevê entre outras ações, a conexão em banda larga de todas as 55 mil escolas públicas até 2010
De acordo com informações do Ministério da Educação, o programa vai beneficiar cerca de 70 cidades no mês de agosto e logo se estenderá para os demais municípios brasileiros. O Governo acredita que aproximadamente 3,4 milhões de educadores possam se beneficiar do programa. A facilidade de adquirir o computador não atenderá professores fora da educação continuada, como cursos pré-vestibulares, escolas de música, de idiomas e ginástica.
Segundo o Ministério, as agências dos Correios serão as responsáveis pela captação dos pedidos e entrega dos computadores no endereço indicado pelo professor. Cada educador pode comprar apenas um computador e o controle do CPF será feito pelos Correios também. Para efetuar a compra, o professor deverá ir a uma agência dos Correios ou aos seus bancos credenciados com documentos pessoais e os que provam sua condição profissional.
O computador deve ter no mínimo 512MB de memória, um disco rígido de 40Gb, tela plana de LCD, acesso à redes sem fio de Internet e software livre com mais de 27 aplicativos, além de programas específicos para a área educacional entre outras características técnicas.