Prefeito Paulo Garcia entrega novos veículos para auxiliar busca ativa do Programa Bolsa Família
Publicado 11/11/2014
Com o objetivo de inserir pessoas em situação de vulnerabilidade social que ainda não estão cadastradas em programas sociais, o prefeito Paulo Garcia entregou nesta terça-feira, 11, as chaves de 12 veículos zero quilômetro para o Programa Bolsa Família, no intuito de auxiliar o trabalho de busca ativa. Tal atividade é uma estratégia do governo federal que visa levar a gestão municipal até o cidadão, sem esperar que as pessoas, que se encontram em pobreza extrema, tenham que se deslocar até o poder público.
Com a aquisição dos veículos – adquiridos com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que mede a qualidade da gestão municipal do Programa Bolsa Família e garante o repasse dos recursos financeiros – equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) poderão se deslocar até as pessoas que residem em áreas de abrangência consideradas de extrema pobreza, e inclui-las no Cadastro Único para programas sociais. Além disso, poderão ainda realizar a atualização cadastral de todas as famílias carentes, assim como encaminhá-las aos serviços da rede de proteção social do município de Goiânia, como a assistência social, educação, saúde e de trabalho e renda.
No ato desta manhã, o prefeito Paulo Garcia destacou a importância dos projetos sociais, que é uma prioridade do seu governo. ´Com a entrega da frota, poderemos fazer a busca ativa e garantir uma melhor cobertura no município de Goiânia na inclusão social das pessoas que ainda se encontram na linha da pobreza´.
Para a secretária de Assistência Social, Maristela Alencar, com a aquisição dos carros, será possível incluir mais pessoas nos programas sociais. ´Estes novos veículos possibilitarão deslocarmos profissionais da assistência social para áreas que ainda não foram atingidas por equipamentos sociais. Este profissionais realizarão a busca ativa às pessoas que se encontram ainda em situação de vulnerabilidade social, incluindo-as nos programas sociais, garantindo mais dignidade´.
Evento contou com apresentações culturais dos grupos ´Vozes e Violão´ e o ´Dança e Cantares Portugueses´ – grupos de idosos atendidos pelo Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa (Dapi), do órgão. Atrações foram prestigiadas pela secretária de Educação, Neide Aparecida; da Juventude, Luís Inácio Neto; o chefe da Casa Civil, Andrey Azeredo; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Aguinaldo Lourenço, e o deputado estadual, Luís César Bueno.