Posse do Luis Cesar Bueno na direção do PT de Goiânia foi destaque no Jornal Diário da Manhã
Publicado 08/02/2010
Lula é coisa de Deus”, afirmou ontem o prefeito Iris Rezende (PMDB), durante a posse do novo presidente regional do PT, Luis Cesar Bueno. O prefeito, que iniciou o discurso puxando o coro “Viva o PT”, deixou claro que não há mais dúvidas quanto à consolidação da aliança com o partido. Acompanhado por Bueno e pelo deputado federal e relator do Orçamento da União, Geraldo Magela (PT-DF), Iris mostrou-se muito à vontade na companhia dos novos amigos petistas. “Nossos encontros estão ficando tão frequentes que já estou quase morando no PT. Hoje estamos movidos pelos mesmos sentimentos. O PMDB deve muito ao PT, porque sem ele nós não teríamos avançado tanto”, afirmou.
O peemedebista deu continuidade ao discurso afirmando: “Lula é um homem enviado por Deus”. “Ele é um homem enviado por Deus, não tem outra explicação para o sucesso de Lula na política senão no campo espiritual, não tem. Sabemos disso. Ele não foi formado em universidade, na prática política. Quer dizer, tudo na vida dele concorreu para que isso acontecesse”. Iris, que foi aplaudido intensamente por deputados, prefeitos e secretário petistas, reforçou que tem o grande desejo de ver a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), eleita presidente da República.
“Não tenho escondido que minha candidata é a Dilma. Nunca fui desses políticos que ficam por aí rodando, sem saber o que dizem, sem ter opinião própria. Hoje PMDB e PT são uma família aumentada, que estamos quase 95% juntos”, disse. Bueno, ao falar em nome do partido, declarou que o PT quer apoiar Iris e vencer as eleições. “Nosso objetivo agora tem sido muito claro: fortalecer o Iris e ganhar as eleições. Iris foi o homem que melhorou a educação, saúde, pavimentação. Enfim, deu qualidade de vida a Goiás.”
Bueno afirmou que aliança com o PP também seria muito importante para a base de sustentação do presidente Lula. “Aliança com PP é importante, o PP faz parte da base de sustentação do Lula. E nós queremos o Alcides (Rodrigues, governador) dentro dessa aliança, e achamos que temos condições de trazê-lo dentro da discussão de um programa e de uma aliança que aglomere uma chapa majoritária de todos os interesses do PP, PMDB e PT”, declarou. Questionado se o PT faria aliança com PSDB e DEM, caso estes partidos resolvessem apoiá-lo, foi sucinto: “Olha, aí eu não acredito em unanimidade. Aliás, a unanimidade não é uma ação inteligente.”
Em relação à visita de Lula a Goiânia, prevista para o dia 12 deste mês, Iris afirmou que enviou ofício ao presidente pedindo que ele visite o conjunto Jardins Cerrado. “Se o presidente vier, eu estarei presente, mas ainda não recebi informação do Palácio do Planalto, de forma que não sei se a visita dele está marcada. Sei pelo jornal, e sabendo disso enviei um fax para o presidente sugerindo que ele visite um conjunto aqui recém-ocupado, que é o Jardins Cerrado; e lá inaugurar o prédio escolar construído com recursos do governo federal e da prefeitura, uma escola de Primeiro Mundo”, disse.
Ele falou ainda que será uma forma de mostrar que as obras do PAC são uma realidade em Goiás. Questionado se até a chegada do presidente o PMDB já terá definido o candidato ao governo do Estado, disse: “Acho que até lá isto terá sido solucionado. Não vamos falar sobre isso agora, senão não temos mais novidades”, brincou.
PT
O petista afirmou que o partido preocupa-se no momento em compor um campo de sustentação do presidente Lula para governar Goiás e ganhar as eleições este ano. O petista declarou que o nome do deputado federal Rubens Otoni é cotado para uma candidatura própria, mas que o PT prefere firmar aliança com PMDB. “Nós temos na mesa a candidatura de Rubens Otoni, mas nós queremos aquele nome que aglutina mais, queremos fortalecer a aliança do PT com PMDB numa perspectiva concreta de governar Goiás. Então temos a candidatura do Iris, que está muito intensificada nos últimos dias, como também a do Meirelles (Henrique, presidente do Banco Central). Nós entendemos que nos próximos dias já teremos uma definição, mas uma coisa é certa: a aliança PT e PMDB é real e vai governar Goiás.”
Bueno deixou claro a preferência por Iris: “Nós entendemos com bons olhos a candidatura de Iris. É o campeão de votos, e nós queremos repetir essa aliança para o governo de Goiás.” Iris, por sua vez, aguarda a decisão de Meirelles para lançar candidatura, fato que pode ocorrer ainda este mês.
Pac
Geraldo Magela, relator do Orçamento da União na Câmara Federal, afirmou que todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento estão em andamento. “Este ano nós trabalhamos com a transparência para tratar das irregularidades de obras. Nós estamos lutando para desobstruir essas obras. No caso da Ferrovia Norte-Sul, ela está liberada. Nós conseguimos tirá-la das obras que estariam excluídas de receber recursos. No caso do aeroporto de Goiânia, estamos trabalhando com a Infraero para que todas as irregularidades sejam sanadas.”
Em seu último balanço como coordenadora do Comitê Gestor do PAC, a ministra Dilma Rousseff afirmou que, do conjunto de obras do PAC, 44% estão com o andamento dentro do cronograma previsto pelo governo, 5% estão em situação de atenção e 1% em estágio preocupante.