Paulo Teles expõe aos deputados a situação do Poder Judiciário

Publicado 17/06/2009

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ), desembargador Paulo Teles, promoveu um almoço com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Helder Valin (PSDB) e deputados estaduais nesta quarta-feira, 17, no Espaço Lancaster Grill. O evento, que dá continuidade ao processo de aproximação entre os dois Poderes, serviu para que Paulo Teles expusesse aos parlamentares a situação de congestionamento de processos existente no Judiciário e as ações para resolver a situação.

Segundo o presidente do TJ, é necessário que seja divida a responsabilidade deste problema. “Atualmente temos um grande sobrecarga de processos, principalmente no Entorno. Precisamos do Legislativo para adquirimos novos instrumentos de ação, como maiores investimentos, aumento do número de juízes e comarcas”, contou.

Helder Valin ressaltou a importância da interação entre os dois Poderes como forma de atingir mais rápida e satisfatoriamente os anseios da sociedade. “Com o diálogo entre o Legislativo e Judiciário temos um aperfeiçoamento dos projetos debatidos na Assembleia. É uma parceria que trabalha em conjunto para o desenvolvimento do Estado, respeitando a independência de cada Poder”, afirmou.

Também participaram do almoço os deputados Mara Naves (PMDB), Thiago Peixoto (PMDB), Daniel Goulart (PSDB), Doutor Valdir (PR), Luiz Carlos do Carmo (PMDB), Humberto Aidar (PT), Álvaro Guimarães (PR), Cláudio Meirelles (PR), Betinha Tejota (PSB), Nilo Resende (DEM), Romilton Moraes (PMDB), Honor Cruvinel (PSDB), Júlio da Retífica (PSDB), Adriete Elias (PMDB), Helio de Sousa (DEM), Cilene Guimarães (PR), Evandro Magal (PSDB), Vanuza Valadares (PSC), Luis Cesar Bueno (PT), Wellington Valim (PTdoB), Padre Ferreira (PSDB), Laudeni Lemes (PSDB), Misael Oliveira (PDT), Jardel Sebba (PSDB), Ozair José (PP), Samuel Belchior (PMDB), Coronel Queiroz (PTB), Cristóvão Tormin (PTB), Iso Moreira (PSDB), Mauro Rubem (PT) e Tiãozinho Costa (PTdoB).

Os parlamentares foram unânimes ao aprovar a parceria TJ-Assembleia. “O Legislativo e o Judiciário não podem caminhar separados, pois Goiás precisa de nós”, afirmou Adriete Elias. Segundo Humberto Aidar, em seus três mandatos, ele nunca havia presenciado uma aproximação tão grande entre os Poderes. “Este evento reforça a amizade e a parceria entre Legislativo e Judiciário”, ressaltou Álvaro Guimarães.

Durante a ocasião, Paulo Teles abordou, além do congestionamento do Judiciário,  as principais ações estratégicas para diminuí-lo. Fazem parte destas ações os programas Justiça Ativa e Bancas de Conciliação, o cronograma de obras e  a informatização das varas de execuções penais. A instalação de novas comarcas, a ampliação do quadro de juízes e a estruturação da Universidade Corporativa do Judiciário são que visam ao fortalecimento da Justiça Estadual.

+ Notícias