O preço abusivo do gás de cozinha em nosso país
Publicado 21/08/2019
Milhares de pessoas no Brasil estão usando lenha no lugar do botijão de gás. O motivo? O preço abusivo do gás de cozinha que não cabe no bolso do brasileiro. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em maio deste ano mostraram que 14 milhões de brasileiros usavam lenha ou carvão para cozinhar alimentos em 2018, aumento de 3 milhões de pessoas em comparação a 2016.
A professora Adriana Gioda do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC–Rio), desenvolveu um estudo que mostra que o aumento desregrado do uso de lenha nas casas trará consequências negativas tanto para a saúde quanto para o meio ambiente do país.
Um dos principais motivos para isso estar acontecendo, é o desemprego. Nos últimos três meses, o produto teve um aumento superior ao dobro da inflação de todo o ano de 2008.
O aumento do valor das taxas de água e luz também andam pesando e muito, no bolso do brasileiro. O número de inadimplentes aumenta cada dia mais com os recentes aumentos na tarifas completamente abusivas e desenfreadas.
É preciso uma punição severa a essas distribuidoras, que, mesmo diante da queda do preço do petróleo e desvalorização do dólar, continuam a praticar aumentos abusivos no preço do gás. O que elas querem, obviamente, é aumentar seus lucros. O governo federal nada faz.