“Novo calendário de IPVA divulgado pelo Governador prejudica a população”, afirma Luis Cesar

Publicado 03/11/2015

Em discurso que realizou no Pequeno Expediente, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) criticou o Governo do Estado por ter mudado o calendário de pagamento do IPVA do próximo ano, com antecipação para o primeiro quadrimestre de 2016.

O parlamentar disse que acha justas as medidas que visem equilibrar as finanças do Estado, mas "sem penalizar tanto a população". "No período de três meses, o contribuinte vai pagar dois IPVAs. Quando Alcides Rodrigues entregou o Governo, a alíquota dos combustíveis era de 17%. O atual Governo a aumentou para 28%. A população paga a maior alíquota de ICMS de combustíveis do País e a maior alíquota de energia, que é 29%”, disse Bueno.

 

A Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás divulgou o novo calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016, que será antecipado este ano e deverá ser pago nos meses de março, abril e maio, dependendo do final da placa. O calendário traz as datas de pagamento em parcela única e em três cotas, para quem pretende parcelar a quitação do imposto.

 

Os proprietários de veículos com placa final zero, por exemplo, que antes podiam pagar até o mês de novembro, agora terão de recolher o imposto até o dia 25 de maio, caso optem pela parcela única.

Para o deputado, o Governo deveria ter avisado a população com antecedência sobre a mudança, que visa arrecadar 650 milhões de reais. “Trata-se de um desarranjo. Principalmente com o servidor público, que recebia dia 30 e agora recebe no dia 10. O governador podia ter consultado a Assembleia. Não podemos aceitar isso”, enfatizou o deputado.

 

 

 

 

+ Notícias