No Brasil, dos 1,7 milhão filiados, somente 806 mil filiados estão aptos para participar da votação para presidente. A previsão é que o resultado saia na próxima terça-feira, 12 de fevereiro
Publicado 10/11/2013
Sarah Teófilo
Acontece neste domingo (11/10) o Processo de Eleições Diretas (PED) que escolherá a presidência nacional, estadual, municipal e zonal do Partido dos Trabalhadores (PT). No Brasil, são 806 mil filiados, entre 1,7 milhão, que estão aptos para votar. As votações começaram às 9h e vão até as 17h. A previsão é que o resultado saia na próxima terça-feira, 12 de fevereiro, sendo que se houver 2º turno será no dia 24 deste mês.
No país, a escolha está entre Rui Falcão, apoiado pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Paulo Teixeira, Valter Pomar, Markus Sokol, Serge Goulart e Renato Simões. O apoio de Lula ao atual presidente nacional do partido causou um grande desconforto na legenda. Markus Sokol, por exemplo, acredita que Lula deveria ter permanecido fora da disputa. “Lula sempre procurou preservar sua condição de liderança histórica no PT, mas agora resolveu entrar em bola dividida."
Nas eleições estaduais, os candidatos são o advogado Ceser Donisete, o estudante de História, Tales de Castro, o ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Goiás) José Antônio, o sindicalista Inácio Pinheiro e o estudante e dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Flávio Batista.
Já nas eleições para presidente municipal, Luís César Bueno tenta a reeleição, sendo que Ângela Cristina, Wilmar Ferraz e Dianary Menezes tentam conquistar a presidência da sigla. Também há eleição para escolher os 10 presidentes das 10 zonas.