Memorial às Vítimas do Césio-137
Publicado 16/08/2012
O deputado Luis Cesar Bueno apresentou recentemente, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui o Memorial às Vítimas do Acidente Radiológico com Césio-137, que completa 25 anos no dia 18 de setembro.
O projeto tem por objetivos relembrar o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares, informar a população sobre os efeitos da radiação no ser humano. Também refletir sobre as consequências decorrentes do uso indevido de substâncias radiológicas e radiativas e, especialmente, incentivar a pesquisa sobre os efeitos da radiação no corpo humano e as formas de tratamento.
Assim, como marco histórico fica instituído o dia 18 de setembro como o dia oficial da abertura da cápsula que continha o material desencadeador do acidente radiológico com césio-137, e será relembrado anualmente através de honras cívicas e militares, a serem prestadas perante o monumento às vítimas do acidente, em cerimônia simples, porém revestida de caráter solene.
Para o Deputado Luis Cesar, “O trágico episódio trouxe a Goiás prejuízos sociais, econômicos e, principalmente, de vidas. Entretanto, nota-se que este acidente caiu no esquecimento. Pouco foi feito em relação aos estudos para diagnosticar e tratar os efeitos da radiação no ser humano” ressaltou o parlamentar.