Membros da Unale se reúnem em Vitória/ES
Publicado 26/09/2013
O deputado Luis Cesar Bueno (PT) participou nesta quinta-feira, 26, da reunião da Diretoria Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), na sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
No encontro, que contou com a presença do anfitrião da Casa Theodorico Ferraço (DEM-ES), os diretores aprovaram a agenda para último trimestre de 2013 e avaliaram a pesquisa desenvolvida pela Comissão Especial da Reforma Política da Unale.
A pesquisa ouviu deputados estaduais de todo Brasil sobre a reforma político-eleitoral. Os dados foram apresentados pelo vice-presidente da Unale e presidente da Comissão da Reforma, Sérgio Leite (PT-PE). De acordo com Luis Cesar Bueno ficou evidente que o Congresso Nacional não avançará na elaboração de uma legislação eleitoral que venha inibir o poder econômico das empresas no financiamento das campanhas. “Uma situação lamentável, porém continuaremos na luta por eleições gerais: de vereador a presidente da República, em uma única data”, enfatiza.
Após a reunião, o governador do Estado Renato Casagrande (PSD) recebeu os parlamentares para o almoço no Palácio Anchieta.
Reforma político-eleitoral
De acordo com a pesquisa realizada pela Unale, 85% dos parlamentares estaduais brasileiros aprovam a unificação das eleições, 49% querem o financiamento exclusivamente público para as campanhas eleitorais, 63% sugerem a votação nominal com lista aberta, voto proporcional por Estado (como é atualmente) e coligações somente majoritárias.
O deputado Sérgio Leite reforçou o convite para os parlamentares se mobilizarem em suas casas legislativas para alcançar a reforma político-eleitoral e não apenas a mini-reforma. Além do deputado Luis Cesar Bueno, participaram da reunião, os deputados: Adjuto Afonso (AM), Alencar da Silveira Jr. (MG), Antônio dos Santos (SE), Cícero Magalhães (PI), Elson Santiago, presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Guilherme Maluf (MT),Miki Breier (RS), Nininho (MT), Sérgio Leite (PE), Zé Carlos (MA), Eriberto Medeiros (PE), Ezequiel Fonseca (MT), Sandro Locutor (ES), João Gonçalves (PB), Walter Prado (AC) e Artagão Júnior (PR).