Luis Cesar defende eleições gerais de 5 em 5 anos e cobra definição urgentes da reforma política
Publicado 24/09/2008
O deputado Luis Cesar Bueno (PT) disse que defende eleições gerais, ou seja, de vereador a presidente da República, de cinco em cinco anos. “E elas têm que ter coincidência, sendo necessário encurtar o próximo mandato, ou alongar este por mais dois anos. O importante é que tenhamos eleições gerais”, frisou o parlamentar petista.
Luis Cesar Bueno chamou o Congresso Nacional de omisso na questão da reforma política. “As regras, as definições eleitorais, tais como fidelidade partidária, processo de propaganda eleitoral e uma série de ações importante para a questão eleitoral, como o processo de identificação com os partidos, estão sendo limitadas e aplicadas pelo Superior Tribunal Federal e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, colocou.
Como parlamentar de esquerda, Luis Cesar sempre defendeu o voto em lista, o financiamento público de campanha, a fidelidade partidária. “Entendemos que é necessário uma reforma política no Brasil, para moralizar o processo eleitoral, principalmente para inibir o poder econômico e fazer com que a força dos partidos e dos projetos políticos seja decisiva no pleito eleitoral. E a que defendo é uma reforma política que tenha eleições gerais”, salientou Luis Cesar Bueno.
E arrematou: “Achamos importante a idéia. Se for para prorrogar, para ter eleições gerais, de vereador a presidente da República, eu defendo uma eleição a cada cinco anos. Numa década teremos duas eleições. Nesse processo teremos condições de ter um Brasil com maior participação democrática, as instituições fortes e o Estado eficiente”.