Luis Cesar Bueno quer tornar seis municípios goianos estâncias turísticas

Publicado 01/04/2014

Estão tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa seis projetos de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT) que classificam como estância turística municípios do interior de Goiás. As proposituras foram devidamente relatadas e estão aptas a serem votadas pelos parlamentares em reunião da Comissão que acontece, nesta terça-feira, 1º de abril.

Processo nº 2.858/13: Classifica como estância turística o município de Baliza de Goiás.

O município de Baliza foi emancipado em 11 de julho de 1942 e está localizado há 415 km da capital. A população total do município é de 3.714 habitantes e seu povoamento teve origem com a descoberta de jazidas de diamantes, em 1924. Suas ruas ainda conservam o traçado irregular, formando meandros ao longo da margem do rio e suas casas guardam o estilo antigo, algumas abandonadas e em ruínas, permanecendo vivos, os hábitos típicos da vida garimpeira.

Processo nº 2.860/13: Classifica como instância turística o município de Corumbá de Goiás.

Corumbá de Goiás é uma cidade histórica e tem 9.679 habitantes. O município tem quase três séculos de história, é cercado de belezas naturais e conserva até hoje as tradições e a arquitetura em Estilo Colonial. A cidade está separada de Pirenópolis pela Serra dos Pirineus, a qual contém o pico mais alto do grande divisor da bacia Amazônica e a bacia do Prata. As águas que banham o município deságuam inteiramente na bacia do Rio Prata, formando o rio Corumbá, rio Areias e o rio do Ouro. A paisagem formada em Corumbá de Goiás causa encantamento em turistas de todo o Brasil. O processo foi relatado pelo deputado Talles Barreto (PTB).

 

Processo n° 2.832/13: Classifica como estância turística o município de Alto Paraíso de Goiás.

Alto Paraíso de Goiás é um município conhecido por conter várias das melhores e mais belas cachoeiras do país, destacando-se neste sentido os rios Preto, São Miguel e dos Couros, afluentes do Tocantins e na Bacia Amazônica. O município é a porta de entrada para o parque nacional da Chapada dos Veadeiros, que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Segundo a justificativa do parlamentar, o esoterismo da cidade chama atenção de turistas do mundo inteiro. Em Alto Paraíso de Goiás há cerca de 40 grupos místicos, filosóficos e religiosos. Acredita-se que no subsolo do município existe uma enorme placa geológica de milhões de toneladas de cristal de quartzo, fazendo dela, uma região do Planeta que foi escolhida para receber seres iluminados.

Processo nº 3.373/13: Classifica como estância turística o município de Três Ranchos. O município de Três Ranchos detentor de um dos maiores lagos de água doce do país. É conhecida como a Angra do Cerrado.Três Ranchos fica a 331 km de Brasília. O Rio Paranaíba foi represado em 1982 para a formação do lago da Hidrelétrica de Emborcação. Devido às suas águas cristalinas e de cor azulada, o lago foi batizado de Lago Azul. O lago faz a linha divisória entre os Estados de Goiás e Minas Gerais. Suas águas não tem o mínimo vestígio da poluição, estando límpido e povoado por diversas espécies de peixes, sendo sua água utilizada para abastecimento das diversas cidades que banha, além de servir ao turismo. De Três Ranchos até a Usina de Emborcação, há aproximadamente 60 km de Lago Azul completamente navegáveis e com profundidades de até 180 metros. O processo foi relatado pelo deputado  José de Lima (PDT).

Processo nº 3.377/13: Classifica como instância turística o município de Buriti Alegre.

Buriti Alegre é um município com 10.056 habitantes e tem como principal atração turística o Lago das Brisas (lago artificial formado pela barragem da Usina Itumbiara). A sua origem remonta ao início do século XX quando foi formado o povoado em torno de uma capela em homenagem à Nossa Senhora D´Abadia. O município encontra destaque econômico na criação de gado, no turismo e na agricultura; o setor da agroindústria é o mais promissor, atualmente. Uma das atividades que vem se desenvolvendo na região é a avicultura. Buriti Alegre tem o privilégio de ter uma espécie de mar de água doce de Goiás, o Lago das Brisas (Lago de Furnas). todos os finais de semana e principalmente nos feriados prolongados, milhares de pessoas ficam hospedadas nos hotéis e pousadas da região.

Processo nº 3.375/13: Classifica como instância turística o município de Caiapônia.O município de Caiapônia é conhecido pelas inúmeras cachoeiras, como exemplo a Cachoeira de São Domingos, Cachoeira da Jalapa, Cachoeira da Samambaia, Cachoeira do Sereno, Cachoeira da Abóbora, Cachoeira do Rio Verdão, etc. Outra atração turística que o município é a Cerca de Pedra construída por escravos com cerca de 1,3 metros de altura. A Cerca de Pedras está a 11 km da cidade, saída para Piranhas e se localiza dentro de unia reserva de mata e bem próxima a uma nascente. Caiapônia está no sudoeste do Estado de Goiás, a 318 km de distancia da Capital Goiânia. Com área de 8653,189 Km2, abriga 16734 habitantes e 0,735 de IOH e R$ 237892,182 mil de Produto Interno Bruto (PIB).

Os relatores destes projetos sugeriram o sobrestamento dos processos até que seja editada uma Lei Complementar que venha fixar os quisitos mínimos necessários para a classificação de uma instância turística.

+ Notícias