Luis Cesar Bueno propõe fim das torcidas organizadas

Publicado 17/02/2009

Diante das tragédias no estádio Serra Dourada, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) apresentou durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, desta terça-feira,17, um Projeto de Lei que dispõem sobre o fim das torcidas organizadas nos torneios de futebol, destacando o Estádio Serra Dourada. 

De acordo com o parlamentar, as torcidas organizadas se apropriam do estádio para praticar vandalismo, violência e discriminação. Ressaltou ainda que esses episódios negativos podem influenciar na escolha de Goiânia para sediar a Copa de 2014.

Ele ressaltou ainda que os torcedores que se infiltram nessas associações e buscam unicamente “barbarizar” com a torcida adversária. “O Serra Dourada é patrimônio do povo goiano e é administrado pelo Estado de Goiás, por isso cabe ao Poder Legislativo elaborar leis que dispõem o fim das torcidas organizadas. A Policia Civil e Militar juntamente com o  Ministério Público têm agido de forma preventiva, porém eles não podem obrigar o fim das torcidas”, frisou. 

Caso seja aprovada a medida, ficam proibidas as manifestações dessas torcidas realizadas no Estádio Serra Dourada. Segundo o projeto, consideram-se torcida organizada as aglomerações de pessoas caracterizadas por símbolos ou uniformes, que tenha algum tipo de liderança ou se sejam ligadas às associações privadas de torcedores independentes, grupos ou clubes de futebol.

“Para dar fim à violência nos estádios, os torcedores serão proibidos de adentrar portando rojões, foguetes, artefatos que contenham pólvora ou qualquer tipo de arma branca e também é necessário proibir a venda e a entrada de bebida alcoólica”, explicou o deputado.

+ Notícias