Movimento em defesa das pessoas portadoras de epilepsia
Publicado 19/02/2018
Estive na Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), nesta segunda-feira, 19, onde me reuni com representantes de vários estados brasileiros dentre eles: Rio Grande do Sul, Amapá, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Neste encontro, como deputado de Goiás, passei a integrar a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa da Pessoa com Epilepsia, que é presidida pelo deputado Distrital Rodrigo Dalmasso.
O objetivo da ação foi constituir o movimento nacional nas Assembleias Legislativas em apoio às famílias e aos portadores de epilepsia. A iniciativa visa disponibilizar através do SUS (Sistema Único de Saúde), os medicamentos necessários para o uso dos epilépticos e também liberar a importação do canabidiol, substância retirada da Cannabis Sativa, com eficiência cientificamente comprovada no tratamento da doença.
Como deputado estadual apresentei o projeto de lei que prevê o programa de prevenção à epilepsia e garante ainda assistência integral e acesso a medicamentos para epilepsia. A intenção do projeto é instituir no Estado de Goiás um amplo Programa capaz de dar suporte às pessoas com epilepsia dentro do âmbito de atendimento do sistema público de saúde além de garantir medicação necessária ao tratamento.
Katiele e Noberto Fischer, pais da criança Anny Fischer, cuja história foi retratada nos programas: Fantástico e Encontro com Fátima Bernardes, estiveram presentes relatando os fatos relacionados a grande melhora na qualidade de vida da filha após o uso do remédio, que é proibido no Brasil.
Mobilizar e unir as famílias, vencer o preconceito e garantir qualidade de vida para pessoas com epilepsia, esse é o objetivo do movimento.
Saiba mais:
Trailer do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=CtJJ1pzMKxs
Documentário completo: https://www.youtube.com/watch?v=I-072T0enO4
Fonte: Assessoria de Comunicação