Luis Cesar Bueno discute problemas de trânsito em audiência pública

Publicado 16/12/2008

A situação do trânsito nas rodovias federais que passam pela região metropolitana de Goiânia foi tema de audiência pública realizada na noite desta segunda-feira, 15, na Assembléia Legislativa.

Idealizada pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Casa, Luis Cesar Bueno (PT), o debate contou com a participação do superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit –GO), Ruimar dos Santos, do deputado peemedebista Romilton Moraes, do especialista em trânsito da Polícia Técnica de Goiânia, Antenor Pinheiro e de representantes de associações de moradores.

De início o deputado abriu espaço para as entidades dos bairros relatarem os problemas ao Dnit. Eles disseram que os responsáveis pelos inúmeros acidentes fatais nas rodovias que cortam o perímetro urbano são causados pela falta de passarelas e de acostamentos. E argumentaram “para diminuir o índice de mortes nas rodovias é necessário a duplicação desses trechos e reativar as lombadas eletrônicas”. 

Para aliviar todos os problemas das rodovias, Ruimar disse que nos próximos anos seis viadutos no trecho da BR-153 que atravessa a região Metropolitana de Goiânia, serão construídos e anunciou ainda a inauguração prevista para amanhã, do viaduto localizado em frente à Universidade Paulista (Unip), na BR-153, com a presença do Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio.

Ruimar disse ainda que todo o trecho urbano da BR-153 no que tange asfaltamento e sinalização será recuperado a partir de janeiro de 2009. “E as barreiras eletrônicas serão totalmente reativadas na semana que vem”, afirmou. “O presidente Lula fez compromisso de duplicar todas as rodovias federais que passam em Goiás até o final do mandato dele”, argumentou.

Segundo o especialista em trânsito da Polícia Técnica de Goiânia, Antenor Pinheiro, a BR-153 virou avenida. Ele ressaltou que nos últimos cinco anos o numero de acidentes com vitima fatal cresceu consideravelmente. Dados fornecidos pela Policia Rodoviária Federal e Instituto Médico Legal registram 502 acidentes em 2004, com 14 fatalidades, para 623 até agosto de 2008, com 25 mortes.

De 2004 a agosto de 2008 foram registrados 2938 acidentes no trecho urbano da rodovia. Mais dados mostram que a média de acidentes no ano passado foi de 58,7 contra 77,8 até agosto de 2008.  O especialista aponta ainda o tráfico de drogas e a prostituição infantil como outros graves problemas na rodovia federal às margens da Capital.

Para o superintendente do Dnit, Riumar dos Santos, a educação no trânsito é a primeira das três soluções para o problema do trânsito nas rodovias do perímetro urbano.”O problema do transito no Brasil é uma doença social que pode ser administrada com a educação no trânsito. Rodovia é vida e não morte”, frisou.

Antenor finalizou a exposição apresentando políticas para atenuar a violência no trânsito da BR-153 e sugeriu programas de iluminação, de fiscalização eletrônica permanente, de fiscalização etílica, além da urbanização viária, assistência 24 horas à acidentes e assistência social para conter a prostituição nas margens da BR-153.
Por fim, o deputado Luis Cesar Bueno agradeceu a presença de todos e propôs um estudo similar para a BR-060, que segundo ele, apresenta um cenário tão grave quanto o da BR-153.

Viadutos:

Viaduto da Unip – Inauguração prevista para o dia 17 de Dezembro de 2008;
Viaduto Agetop – Dia 12 de janeiro começa a receber propostas e dar inicio as obras;
Viaduto de aparecida de Goiânia – O projeto esta pronto só falta aprovação do Governo;
Viaduto do Aeroporto – Projeto em fase de criação;
Viaduto da Celg ( Setor Universitário para o Novo Mundo) – Projeto em fase de criação;
Viaduto Parque das Laranjeiras – Projeto em fase de criação.

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