Luis Cesar Bueno assume presidência da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários

Publicado 18/12/2013

 Diante de lideranças sindicais de todas as regiões do Estado de Goiás e, também em nível nacional, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) tomou posse na presidência da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários em Goiás em solenidade realizada nesta terça-feira, 17, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Também participaram da solenidade, o deputado Karlos Cabral (PT), que vai integrar o movimento, e a deputada federal Flávia Morais (PDT), secretária-adjunta da Frente Nacional.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários foi lançada em âmbito nacional na Câmara dos Deputados em agosto deste ano, por iniciativa do deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP) e com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), tornando-se a maior frente parlamentar do Congresso, com 178 deputados e 21 senadores. Já foi instalada em sete estados, sendo que Goiás é o sétimo estado a tê-la constituído.

Luis Cesar Bueno presidiu a mesa dos trabalhos e falou da satisfação da Alego em receber lideranças sindicais de todo o Estado de Goiás e, também, de outros estados, para lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários em Goiás. Assumiu o compromisso de trabalhar junto aos seus colegas deputados, bem como junto aos comerciários, com vistas a atender às demandas da categoria, principalmente com relação a redução da jornada de trabalho, do fator previdenciário e do banco de horas, entre outras causas dos comerciários.

Flávia Morais e Karlos Cabral também evidenciaram a importância da mais recente Frente Parlamentar criada no Congresso Nacional para lutar pelas reivindicações e anseios da classe comerciária, bem como do trabalhador brasileiro de modo geral. Em nome do deputado Roberto Santiago, discursou Eduardo Pereira dos Santos, que falou do avanço da Frente nos Estados e Municípios. Em nome da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), discursou o secretário-geral da entidade, Lourival Figueiredo Melo, que destacou a importância do movimento no fortalecimento da categoria comerciária, que soma hoje mais de 12 milhões de trabalhadores no País.

Também discursaram na solenidade, saudando a chegada da Frente no Estado de Goiás as seguintes autoridades: Arquivaldo Bites, superintendente regional do Ministério do Trabalho; Edson Geraldo Garcia, presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins (Fetracom-GO/TO); Eduardo Amorim, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg); Jacira Carvalho da Siva Torres, representante feminina da categoria comerciária; Ageu Cavalcante, ex-vereador, ex-secretário estadual de Cidadania e Trabalho e presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de Goiás; Rodrigo Carvelo, o Rodrigão, vice-prefeito de Catalão e presidente da Força Sindical em Goiás; e José Gonzaga da Cruz, representante da União Geral dos Trabalhadores.

Também compôs a mesa dos trabalhos, mas teve que deixar o evento mais cedo, o vereador Felisberto Tavares (PT), diretor do Sindicato dos Policiais Rodoviários no Estado de Goiás. A exemplo de todos que fizeram uso da palavra, Felisberto disse à Agência Assembleia de Notícias de seu contentamento com a Frente e se colocou à disposição para o avanço do movimento no Estado de Goiás, notadamente em Goiânia.

Além de Flávia Morais, integram a Frente Nacional os seguintes parlamentares goianos: senador Wilder Morais (DEM), deputados federais Armando Vergílio (SDD), Hueler Cruvinel (PSD), Marina Santana (PT) e Sandro Mabel (PMDB).

 

+ Notícias