Luis Cesar Bueno abre I Semipic em Goiânia

Publicado 05/08/2008

O deputado Luis Cesar Bueno (PT), presidente da Comissão de Organização dos Municípios na Assembléia Legislativa,  abriu nesta manhã o I Seminário Intermunicipal de Práticas Integrativas e Complementares (Semipic), realizado pela Faculdade de Educação Ciência e Tecnologia – Unisaúde, em Goiânia.

O evento, primeiro desse nível na capital, reuniu diversos especialistas que discutiram temas como; a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o projeto Acupuntura Solidária e sua Inserção Social, as Políticas de Financiamento para a Implementação e Políticas de Ensino e Pesquisa da PNPIC, além das práticas de Fitoterapia, Termalismo, Medicina Antroposófica, Homeopatia e Acupuntura em movimento.

O diretor presidente da Unisaúde e presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas e Acupunturista, Jean Luis de Souza, disse que o evento tem a finalidade de contribuir com a divulgação, implementação, inclusão e formação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPCIs) nos municípios do interior do Estado.

Na ocasião, também foi discutido os caminhos e vantagens para os gestores de saúde e principalmente para os usuários. O evento tem como diretrizes recomendações do Ministério e da Organização Mundial de Saúde. 

O deputado Luis Cesar Bueno, ressaltou que desde o ano de 2003  a população brasileira vem adquirindo conhecimento da medicina homeopática. Afirmou que o Governo Federal tem implementado programas de inclusão da medicina alternativa e destacou o atendimento da acupuntura pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“No Brasil houve um crescimento e reconhecimento muito grande. Agora cabe ao Estado de Goiás adotar essa prática em todos os municípios. A medicina milenar chinesa chegou na Europa e deve chegar em todos os municípios goianos também”, frisou o parlamentar.

O Deputado ainda  elogiou a iniciativa da Faculdade pela realização do I Semipic. "Eventos assim trazem informações aos gestores, profissionais de saúde, usuários do SUS e, com tal representatividade, a saúde do Estado de Goiás tem muito a ganhar. É um evento histórico”.

Participaram do Seminário, prefeitos municipais, gestores estaduais e municipais de saúde, acadêmicos, pesquisadores e profissionais de saúde das diversas categorias profissionais, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, biomédico, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros.

Mais notícias sobre o Seminario no site:http://www.faculdadeunisaude.com.br

 

 

+ Notícias