Governador recebe prefeitos do PMDB, PT e PSB no Palácio
Publicado 29/08/2009
O governador Alcides Rodrigues (PP) abriu agenda ontem à tarde para receber prefeitos do PMDB e do PT no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A pauta da reunião era o Programa de Asfalto na Cidade (Paci), mas os prefeitos aproveitaram para pedir verbas para construções de casas e iluminação pública. O governador esclareceu novamente que, “independentemente da cor partidária”, fará investimentos nos municípios, e “o possível para atender as reivindicações”. Os prefeitos foram levados ao encontro pelo deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT). Pela manhã, o secretário estadual de Turismo, Barbosa Neto, conduziu três prefeitos (todos do PSB) – dos municípios de Rio Quente, Jesúpolis e Cachoeira Dourada – ao gabinete do governador.
Não foi a primeira vez que Alcides lançou mão do discurso “apartidário” para convencer os prefeitos da “autonomia da administração estadual” em relação a entraves políticos. Ao fazer uso da palavra no próprio lançamento do Paci, em junho, garantiu a uma plateia composta por 205 gestores de legendas variadas acesso de todos aos recursos do programa. Ontem, reiterou: “Todos os municípios receberão o Paci. O governador tem feito esses encontros semanalmente, sempre acompanhado por algum deputado, federal ou estadual, que marca os encontros de acordo com os interesses das alianças políticas.
Luis Cesar Bueno explicou que os encontros fazem parte de agenda institucional do governador. E que Alcides não se nega a atender qualquer administrador, mesmo após o rompimento da base aliada do Tempo Novo. “O governador tem atendido a todos os prefeitos acompanhado de seus deputados, os quais dão a ele sustentação na Assembleia Legislativa.” Para o deputado, Alcides representa um avanço no comando do Executivo do Estado por não discriminar municípios que não fazem parte das alianças políticas do PP. “Nós solicitamos uma audiência que representa nossa base parlamentar, que são prefeitos do PP, PMDB, PR e do PSDB, que tem um trabalho conjunto conosco”, reiterou.
O petista lembrou a boa fase do governo estadual com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Luis Cesar afirmou que o PT nunca pediu cargo a Alcides, mas necessita que os pleitos representados pelos prefeitos da base de sustentação de Lula sejam atendidos. “Nós temos um compromisso com o governador de atendimento dos pleitos das prefeituras que representam nosso mandato. O governo federal, o governo do presidente Lula, tem dado uma atenção muito especial ao governador Alcides. E nós nem participamos do governo, ou mendigamos secretariados, ou ocupamos cargos. Mas pedimos que os pleitos representados pelos nossos prefeitos sejam contemplados.”
Alcides ouviu individualmente a todos os prefeitos. Após as audiências, reuniu a todos para o discurso.
2010
Luis Cesar acredita que, para as eleições de 2010, Alcides e o PP darão preferência à unidade do campo de sustentação do presidente Lula, incluindo PT, PMDB e PP. E não vê possibilidades de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, vir para disputar o governo em 2010. “O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, presta um grande serviço à nação. Ele é uma instituição reconhecida nacionalmente como pessoa. Lula não vai abrir mão dele para que se candidate ao governo de Goiás.”
Prefeitos que foram ao Palácio
Aporé – Antônio Melhado Sobrinho (PSDB)
Baliza – Divino Francisco Martins (PT)
Cachoeira Dourada – Robson Silva Lima (PSB)
Diorama – Edison Ferreira da Silva (PMDB)
Indiara – Sebastião José de Lima (PMDB)
Jesúpolis – Silvan José Furtado (PSB)
Montividiu – Edson Bueno Coutinho (PT)
Novo Planalto – Odair de Souza (PR)
Rio Quente – Enio Eurípedes da Cunha (PSB)
Perolândia – Paulo Ferreira de Lima (PMDB)
Professor Jamil – Ney Fábio Novaes (PT)
Turvelândia – Ailton Alves Minervino (PMDB)