DISCURSO PROFERIDO PELO NOBRE DEPUTADO, LUIS CESAR BUENO, NO MOMENTO DESTINADO DISCUSSÃO DE MATÉRIA, AO PROCESSO Nº 4.438/11, REALIZADANA NA 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 1º DE DEZEMBRO DE 2011
Publicado 01/12/2011
Senhor Presidente, Senhores Deputados, Senhoras Deputadas Sônia Chaves e Isaura Lemos, o presente projeto autoriza a transferência de recursos financeiros de trezentos mil reais para o município de Alexânia construir a sua Câmara Municipal, a sua sede própria. Projeto de autoria da Governadoria do Estado de Goiás e trabalhado pelo Deputado Cláudio Meirelles, que pediu, na Comissão Mista, que retirássemos o pedido de vista para que tivesse uma tramitação normal.
Quero dizer, Deputado Cláudio Meirelles, que votaria a favor, assim como nós, da Oposição, e fizemos uma concessão na Comissão Mista retirando o pedido de vista. Também vamos votar favorável a esse projeto, e orientamos a nossa Bancada da Oposição para que siga o voto, porque achamos que é importante que o Poder Legislativo tenha uma sede própria.
O SR. DEPUTADO BRUNO PEIXOTO:- Vossa Excelência me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO LUIS CESAR BUENO:- Concedo um aparte ao nobre Deputado Bruno Peixoto.
O SR. DEPUTADO BRUNO PEIXOTO:- Percebo, sim, que não seria diferente, porque nós somos oriundos do Legislativo Municipal. A importância e a independência do Legislativo, seja Estadual ou Municipal, se faz presente para o debate.
Nós, digo aqui, Vossa Excelência, Depuado Luis Cesar Bueno, Deputado Daniel Villela, Deputado Túlio Isac, Daniel Messac e eu somos oriundos do Legislativo Municipal. Quantos em suas cidades não tinham sequer um gabinete para atender? Quantos Vereadores que buscam essa oportunidade?
O Deputado Túlio Isac colocou bem a importância da Câmara dentro do processo. O Deputado Cláudio Meirelles foi Presidente de um Poder, o Deputado Francisco Júnior, também, e todos esses buscaram ampliação da Câmara. A Câmara Municipal de Goiânia sequer dava ali espaços necessários para uma reunião naquela ocasião dos trinta e três Vereadores, depois se ampliou para 35. Nós não tínhamos espaço físico para poder reunir, e o Presidente Claudio Meirelles conseguiu, com um acordo junto ao Itaú, a ampliação da Câmara concretizada na gestão do ex-vereador Dewerson.
Então, é necessário, sim, investir na estrutura de atendimento do Parlamentar Municipal, então, votaremos com V. Exa. a favor dessa matéria para ampliação e independência do Legislativo. Temos a consciência de que o município de Alexania não conseguiria enviar este montante párea a construção da sede, mas, Deputado Cláudio Meirelles, acredito que o município estará doando a área e esses trezentos mil seriam o suficiente para o inicio da obra.
Então, tenho certeza que fará o investimento na Camara Municipal para a construção dessa obra.
Concederei o aparte a V. Exa., Deputado Luis Cesar Bueno.
O SR. DEPUTADO LUIS CESAR BUENO:- Agradeço o aparte de V. Exa., Deputado Bruno, e quero dizer que as dificuldades que V. Exa. participou, teve como Vereador da Câmara de Goiânia, a ausência de espaço, a ausência de assessores, foi muito diferente das do que Vereadores mais antigos, e o Deputado Helder Valin, contemporâneo meu na Câmara Municipal, Deputado Misael, Deputado Daniel Messac, foi da nossa geração, juntamente com Mauro Rubem e Fábio Tokarki, foram cinco Vereadores que foram eleitos naquela legislatura aqui para a Assembléia. Na nossa época, e a Câmara era no 9º andar do Paternon Center, no edifício Paternon Center, na rua 4, um ambiente de
E agora Vossa Excelência, junto com Cláudio Meirelles, essa legislatura que trouxe para cá o Deputado Fábio Sousa, o Deputado Francisco Júnior, o Deputado Túlio Isac, Deputado Samuel Belchior, Deputado Daniel Vilela, essa legislatura conseguiu ampliar significativamente a sede legislativa.
Então, nobre Deputado Bruno Peixoto, que o município de Alexânia também passe por isso, porque a população não está próxima do Deputado Estadual como nós pensamos, e ela está muito longe do Deputado Federal, mais longe ainda do Governador, e muito mais longe do Senador. A população está próxima do Vereador, o Vereador é o que marca o quarteirão, é o que troca a luminária da esquina, é o que conta quantos buracos têm na principal rua do bairro e é cobrado diariamente. Então, esse Vereador precisa de um processo de valorização e nós queremos que as Câmaras Municipais tenham a sua autonomia, que a oposição tenha autonomia, que o Governo seja governo respeitando a oposição.
Há uma luta muito grande, visito as Câmaras Municipais e vejo uma luta muito grande para que os Vereadores tenham gabinetes, isso é o mínimo que o Vereador pede, e ter um ou dois assessores no máximo, isso é extremamente necessário.
Agora, quero fazer uma crítica, permita-me o Deputado Daniel Vilela, estive este final de semana no Encontro do Partido dos Trabalhadores, na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, lá estava o Prefeito Maguito Vilela, os nossos dois Deputados Federais, Secretário de Assuntos Institucionais Olavo Noleto, e estranhei o prédio da Câmara de Aparecida, é
Nós queremos