DISCURSO PROFERIDO PELO NOBRE DEPUTADO LUIS CESAR BUENO, NO MOMENTO DESTINADO AO PEQUENO EXPEDIENTE, NA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2009

Publicado 11/11/2009

 Senhor Presidente;

 

Senhores Deputados;

 

Senhoras Deputadas.

 

 

Gostaria de, na Liderança do PT, em defesa do Governo Federal, mostrar também algumas manchetes de jornais que não são tendenciosas, a “Folha de São Paulo”, mas que tem repercussão internacional, o “Le Monde”, o “New York Times”, em todos os jornais brasileiros, matéria como esta: “Brasil registra criação de um milhão de empregos formais até outubro”.

 

Isso mostra a pujança da economia, as reservas cambiais do Brasil em função da produção, acumular o reservatório de 300 bilhões, Fernando Henrique entregou com 32, nós estamos com 320 bilhões para passar para o próximo governo.

 

Brilhante artigo de um brasileiro, ministro no regime militar, lutei muito contra ele quando estudante, mas que faz uma autocrítica em “O Globo”, na “Gazeta Mercantil”, Antônio Delfim Neto, “Lulismo”, e o Antônio Delfim Neto diz o seguinte: “Estou surpreso com a recuperação da economia brasileira e o imenso potencial de desenvolvimento do Governo Lula no cenário nacional, com credibilidade internacional”. E ele segue a sua linha de análise dizendo: “A eleição de 2010 não se pode fazer em torno das políticas alternativas contra o Governo Lula, o Governo Lula foi o principal projeto de desenvolvimento que o Brasil teve nos últimos 200 anos”.

 

Abrindo os jornais diários, “A Secretaria do Tesouro Nacional concede um aumento de 280 milhões para Goiás”, através de uma articulação profissional, política muito articulada do Secretário Jorcelino Braga, que conseguiu um crédito, para investimento em obras, de 280 milhões para o Estado de Goiás.

 

Isso mostra que o Partido dos Trabalhadores tem assumido uma parceria com o Presidente Lula. Parceria, aliás, que fez com o Governo anterior. Posso enumerar os recursos para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, os recursos para implantação e expansão da rede de saneamento básico na Grande Goiânia, os recursos para construção e efetivação de 800 lavouras comunitárias, os recursos para a garantia de quase 80 mil casas, através de uma parceria da Caixa Econômica Federal com o Programa Cheque Moradia, cuja linha de convênios até hoje está pendente por prestação de contas do Governo anterior.

 

Agora, tenho toda certeza, Deputado Evandro Magal, Líder do Governo, que esses 280 milhões, diferentemente do que o antecessor colocou, serão investidos com competência pelo Governador Alcides Rodrigues, serão investidos em obras para o Estado de Goiás, obras que vão melhorar a qualidade de vida do povo goiano, diferente do Centro Cultural Oscar Niemayer, que foi uma obra inconclusa. Quero dizer a Vossas Excelências, estou pleiteando junto ao Governo Federal recursos para a conclusão do Centro Cultural Oscar Niemayer, para garantir equipamentos, aparelhos, construíram uma biblioteca sem ter livros e até inauguraram essa biblioteca, como muito bem disse o Prefeito Iris Rezende.

 

Aqui, do nosso lado, o Centro de Excelência Esportiva, que tive a capacidade de relatar o recurso para a conclusão do Centro de Excelência Esportiva, e parte do Governo Federal foi aplicada e não houve a contrapartida em 2005, 2004, da parte dos recursos do Governo do Estado de Goiás.

 

Portanto, poderia enumerar o aeroporto e várias outras obras, mas tenho certeza de que essa parceria do Governo Lula, do Governo Federal com o Governo do Estado, é uma parceria que vai dar certo.

+ Notícias