DISCURSO PROFERIDO PELO NOBRE DEPUTADO, LUIS CESAR BUENO, NO MOMENTO DESTINADO AO ECAMINHAMENTO DE VOTO AO PROCESSO Nº 5.270/11 NA 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2011
Publicado 15/12/2011
Senhor Presidente;
Senhoras Deputadas;
Senhores Deputados;
Professores;
Profissionais da educação que estão em luta nesta noite na Assembleia Legislativa.
Esse debate relacionado ao projeto que destina 10 milhões, 110 mil reais para a Educação está ligado a toda a complexidade do plano de cargos e salários que está em votação.
O que temos que debater é qual é o futuro que os Senhores Deputados querem para o Estado. Qual é o tipo de desenvolvimento estratégico, qual é o tipo de desenvolvimento econômico que nós, o Poder Legislativo, o Governo do Estado de Goiás, queremos para o Estado de Goiás.
O modelo de sociedade que nós seremos daqui a cinco, dez, quinze, vinte anos, depende diretamente do modelo de educação que será desenvolvido.
Existe um contexto muito crítico que é colocado o seguinte: a escola muda a sociedade ou a sociedade muda a escola. Nós entendemos que esse debate, a educação muda a sociedade ou a sociedade muda a educação, ele está diretamente interligado, porque nós só teremos um Estado de desenvolvimento econômico, um Estado com qualidade de vida, um Estado que tenha o desenvolvimento dos padrões que o Brasil está ocupando, se tivermos uma educação de qualidade. E para termos uma educação de qualidade precisa ter os professores trabalhando com satisfação, os professores trabalhando com qualidade.
Nós não teremos educação de qualidade se não conseguirmos um plano de carreira que dê ao professor o estímulo e o orgulho para ser educador.
O Deputado Daniel Vilela, muito bem, colocou aqui um aspecto importante. As galerias ontem estavam divididas entre os professores e os militares. Mas com dois pontos diferenciados. Os militares, com o nosso voto a favor, estavam ganhando 20% para encerrarem a sua carreira ao se aposentarem. E os professores, ao contrário, estavam perdendo mais de 20% ao se aposentarem, ou seja, dois pesos e duas medidas.
A mesma questão está relacionada à concepção do Plano de Cargos e Salários. Beneficiam aparentemente as camadas iniciais, as carreiras iniciais com quinze reais apenas acima do piso salarial, mas prejudica e achata todo o conjunto da carreira.
Então, nesse sentido, Senhores Deputados e Senhoras Deputadas, temos que refletir se quisermos uma sociedade desenvolvida, uma sociedade com paz, com justiça, e, para ter essa sociedade precisamos de uma educação de qualidade. E jamais teremos uma educação de qualidade se continuarmos tratando os professores da forma que o Governo Marconi está tratando.
Obrigado.