DISCURSO PROFERIDO PELO NOBRE DEPUTADO LUIS CESAR BUENO, A, NO MOMENTO DESTINADO Á QUESTÃO DE ORDEM, NA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 14 DE JUNHO DE 2011
Publicado 14/03/2011
Senhor Presidente, me perdoe a intransigência, mas é dirigida a Vossa Excelência.
Quero cumprimentá-lo pela realização do Fórum dos Presidentes das Assembleias Legislativas que foi realizado aqui nesta Casa. Acredito que foi um momento importante para esta Casa de debatermos com outros Legislativos qual é a realidade dos outros Legislativos e qual é a nossa realidade.
Sabedor que Vossa Excelência tem um senso crítico e defende o Legislativo goiano, gostaria que Vossa Excelência desse ouvido a outras Casas Legislativas.
Por exemplo, eu estive com os Deputados de Santa Catarina e fiquei sabendo que naquela Casa de Leis um projeto tem período de trinta dias de tramitação de uma votação para outra, e quando eu disse que aqui nós aprovamos um Regimento que estabelece apenas trinta minutos, eles não acreditaram.
Então, eu procuro uma Casa Legislativa onde o Regimento seja tão relâmpago quanto aqui. Mas aqui eu quero cumprimentar Vossa Excelência e também a Liderança do Governo por ter refletido e encaminhado à apreciação da oposição uma nova proposta de alteração do Regimento Interno.
E peço a Vossa Excelência que trabalhe para que as prerrogativas estabelecidas nesse regimento garantam o debate nesta Casa, para que a sociedade tenha tempo de discutir as matérias, os Deputados tenham tempo de debater e que o Relator não tenha apenas cinco minutos para entregar o seu relatório, quando o projeto é emendado.
Portanto, eu acredito no senso de defesa de Vossa Excelência deste Poder e confio muito, porque tenho certeza de que não votei
O SR. PRESIDENTE :- Deputado Luis Cesar Bueno, eu quero agradecer as palavras de Vossa Excelência e agradecer a oportunidade de poder explicar-me novamente a Vossa Excelência.
O Regimento Interno desta Casa é feito pelos Senhores Deputados. A Presidência da Assembleia, assim como o Senhor 1º Secretário nem sequer participa das Comissões Temáticas ou de qualquer comissão, das Técnicas Reunidas, da CCJ ou de qualquer comissão temática, a decisão soberana dos Senhores Deputados sempre foi e será acatada por mim, independentemente da minha opinião pessoal.
Então eu queria que Vossa Excelência tivesse plena convicção de que o que eu puder fazer para que nesta Casa continue acontecendo o debate, isso é bom para a nossa Casa. O senhor tem em mim uma das pessoas intransigentes nisso.
Agora, eu não posso legislar numa comissão à qual eu não pertença, Deputado. Tenha em mim um parceiro e um companheiro, as críticas sempre são bem-vindas, como Vossa Excelência colocou, de forma construtiva, e sempre terá em mim ressonância para aquilo que promover o debate.
Asseguro a palavra ao Senhor 1º Secretário para proceder à leitura da matéria constante da Ordem do Dia.