Deputado repudia alto índice de violência contra a mulher em Goiás
Publicado 10/11/2015
O alto índice da violência contra a mulher em Goiás tem chamado à atenção da imprensa nacional e internacional. Durante o pequeno expediente desta terça-feira, 10, o deputado estadual Luis Cesar Bueno repercutiu a notícia que saiu no jornal El País e cobrou providências do Governador do Estado.
Em dez anos, Goiás subiu da 9ª para a 3ª posição no ranking de feminicídios entre os Estados brasileiros, índice muito maior que a média nacional: de 89%. No Estado, a média é de 8,9 assassinatos de mulheres para cada grupo de 100 mil habitantes (contra 4,8/100 mil de média nacional), perdendo apenas para Roraima e Espírito Santo.
Já Goiânia ficou como a 5ª capital mais violenta do País registrando uma média de 9,6 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes – índice cinco vezes acima da média mundial de 2/100 mil habitantes. Os dados foram publicados no Mapa da Violência 2015 – Homicídios de Mulheres divulgado no último domingo, 8.
A pesquisa também mostrou que esta violência atinge o interior do Estado. 11 municípios goianos estão na lista dos 100 com as maiores taxas de violência contra a mulher. Seis estão localizados no Entorno do Distrito Federal, sendo que Alexânia ocupa a segunda posição neste ranking.
Para o deputado, este alto índice de homicídios só confirma que Goiás está no topo da violência. “Precisamos parar de investir em propagandas e criar medidas eficazes capazes de conter esta triste história”, concluiu o deputado.