Em defesa dos contadores de histórias de Goiás
Publicado 21/03/2017
Após apresentar o projeto de lei que propõe a criação da Semana Estadual dos Contadores de Histórias no calendário oficial do Estado de Goiás, o deputado estadual Luis Cesar Bueno promoveu na Assembleia Legislativa, uma audiência pública para debater a importância dos contadores de histórias e de como a ‘contação’ de histórias incentivam a leitura nas crianças.
Segundo o deputado, a arte de contar histórias desperta o interesse pela leitura e pelas histórias dos antepassados. “Quando apresentamos esse projeto estamos querendo rever as nossas tradições, essas que o povo brasileiro vivia nas histórias”, declarou Luis Cesar Bueno.
Em Goiás há cerca de 30 profissionais contadores de histórias. A coordenadora do grupo Ciranda dos Contos da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e contadora de história, Shirlene Álvares da Silva, lembrou que é na escola que se vê a importância dos contadores de histórias fazendo com que os alunos tornem-se leitores mais assíduos.
“Esse projeto abre a possibilidade de um contador estimular as crianças a ler, enchendo as crianças de sonhos,” afirmou Shirlene.
A coordenadora do Grupo Gwaya, Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, ressaltou que a criação de uma semana dedicada ao contador de histórias não é apenas uma forma comemorativa, mas também como uma forma de valorização do contador de histórias.
“A ‘contação’ de histórias ensina o respeito às diferenças. Ensina a discutir debatendo e não discutir batendo. […] O contador de histórias é a melhor forma de acesso da criança ao texto lido e recontado e ele precisa ser valorizado além de comemorado,” declarou Edvânia.
Alexandre Rocha Sales, professor da rede de ensino municipal de Goiânia, vê a ‘contação de histórias’ como a “arte de encantar”. “O reconhecimento faz a gente pensar grande e querer expandir o movimento, no próximo ano, para a Câmara e Assembleia, e fazer um evento para contar histórias durante essa semana que vai ser instituída,” encerrou Alexandre.
A audiência aconteceu no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 20, e contou também com o vereador Emilson Braz Teixeira Rodrigues (PTN), presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Goiânia.