Bolsonaro e a China Comunista!

Publicado 12/02/2020

Não sou comunista, defendo a liberdade, a democracia e o estado constitucional de direito. Mas também defendo a propriedade e a liberdade de mercado. Entretanto, tenho percebido no atual governo brasileiro e em seus seguidores, diversas incoerências em suas atitudes e falas. Por exemplo, quando se fala de comunismo, citam a Venezuela e Cuba, mas esquecem da China e da Coreia do Norte. Lembrado que na Venezuela existe propriedade privada e atividade empresarial. O regime de Maduro não se declara comunista.

O que não é justo, são os bolsonaristas fazerem apologia desnorteada contra o comunismo e não falarem nada dos comunistas chineses.

A China comunista está comprando soja e carne do Brasil, emprestando dinheiro para o governo brasileiro e fazendo investimentos tecnológicos.

Talvez pelo nível de isolamento do Brasil na América Latina e na Europa, isso está salvando temporariamente seu governo. Quem diria, Bolsonaro salvo pelos comunistas chineses.

Bolsonaro elogia constantemente o governo Chinês, que é um país comunista desde 1949. É importante ressaltar que quando se fala de países comunistas na atualidade não existe apenas a China. Cuba e Coreia do Norte, também fazem parte do mesmo regime, com modelos e conjunturas diferenciadas.

Os bolsonaristas precisam entrar em um acordo, eles precisam do sistema político e econômico da Republica Comunista da China ou não? É apenas uma aliança comercial? E porque não manter relações fraternais com Cuba, França, Venezuela, Argentina e Irã? Apenas por que os comunistas chineses são ricos? Importantes para o nosso agronegócio?

Outros países também mantém relativa importância na consolidação de relações pacíficas e diplomáticas com o Brasil. Foi reconhecendo este espaço que o Brasil ampliou sua soberania no mundo, respeitando todas posições ideológicas.

Em seu primeiro ano de mandato, o presidente Bolsonaro esteve na China para firmar parcerias, que nesse aspecto está certo, pois é importante nosso país ter relações econômicas com um dos dos países que mais crescem no mundo. Porém, é uma grande incoerência jogar os comunistas no mesmo limbo.
Incoerência maior é ver ministros do governo Bolsonaro, sem nenhuma referência histórica ou bibliográfica dizer que “os nazistas eram comunistas”.

É de uma incoerência absurda estabelecer aliança prioritária com os comunistas chineses e criticar o Partido dos Trabalhadores de fazer um governo de esquerda, acusando de ser comunista. Este Partido governou o país fazendo distribuição de renda, combatendo a pobreza, mantendo forte o comércio, a indústria e a iniciativa privada, estabelecendo uma diplomacia respeitada com todas nações.

+ Notícias