Mapa da violência em Goiás

Publicado 22/03/2018

     Em dez anos Goiás aumentou 104,2% o número de homicídios.  Atualmente é o nono estado mais violento do Brasil e está no epicentro de uma barbárie com 43,8 mortes, para cada 100 mil habitantes. A variação coloca Goiás na frente do Rio de Janeiro, que hoje está sob Intervenção Federal.

Os dados estatísticos são assustadores, os goianos não suportam mais tanta violência. Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luis Cesar Bueno tem cobrado atitudes concretas para diminuir os altos índices de criminalidade. “Uma das medidas emergenciais é impedir a entrada de drogas e armas pelas fronteiras e rodovias brasileiras. Falta fiscalização nas rodovias federais do Brasil, os automóveis transitam por milhares de quilômetros sem qualquer barreira ou vistoria com raio x”, afirma.

O parlamentar ressalta ainda que Goiás está um caso preocupante: enquanto a taxa de ho­micídios do Brasil aumentou 10% de 2005 a 2015, dentre os goianos, no mesmo período, o aumento foi explosivo: exatamente 73, 6%.

O Estado tem vários municípios dentre os 30 mais violentos de acordo com o novo levantamento, são os casos de Senador Canedo, Trindade, Novo Gama e Luziânia – justamente cidades submetidas a uma forte relação econômica com cidades centrais, caso de Goiânia e Brasília. “São dados espantosos, não podemos aceitar. Ações concretas precisam ser tomadas Chega de violência”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação

+ Notícias