Dilma Rousseff participa de eventos em Goiânia e Anápolis

Publicado 21/05/2014

 Goiás terá dois dias de agenda intensa com a presidenta da República, Dilma Rousseff (PT). Nesta quarta-feira, 21, a petista participa da abertura do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), maior evento do setor na América Latina, às 20 horas, no Centro de Convenções de Goiânia. Já na quinta-feira, 22, a partir das 9 horas, a presidenta inaugura trecho da ferrovia Norte-Sul, entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), no Porto Seco Centro-Oeste, em Anápolis. O pré-candidato ao governo de Goiás, Antônio Gomide e o deputado presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Goiânia, Luis Cesar Bueno, e demais deputados estaduais e federais, participarão destes dois eventos.

Segundo a Valec, empresa que administra a obra, a Norte-Sul já está em uso entre Tocantins e o Maranhão desde 2008. O novo trecho, de 855 quilômetros, que será inaugurado fará a integração com as ferrovias já existentes no País, com um ramal que chega a Anápolis e vai para outros Estados do Centro-Oeste e Sudeste.

Para o ministro dos Transportes, César Borges, “a Norte-Sul fará de Anápolis um grande centro distribuidor, que é a vocação da cidade. Toda a economia de Goiás e da região será favorecida”. Ele explica ainda que tal investimento permitirá, por exemplo, a exportação do farelo de soja através do Porto de Itaqui, no Maranhão, além de fazer com que os produtos da Zona Franca de Manaus cheguem à Anápolis, para daqui serem distribuídos para todo o País.

Com 2.255 quilômetros de extensão, a Ferrovia Norte-Sul é um projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Além de promover a integração nacional, o empreendimento diminuirá os custos do transporte de longa distância.

+ Notícias