Iniciativa de Luis Cesar Bueno, Assembleia homenageou os 60 anos do Senai-Goiás

Publicado 13/03/2012

 A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Luis Cesar Bueno (PT), homenageou, em sessão especial, os 60 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 12, às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga.

Ao lado do deputado Karlos Cabral (PT), que presidiu a sessão, fizeram parte da composição da Mesa: o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, que representou o governador Marconi Perillo (PSDB); o secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, José Sebba Júnior, que na ocasião representou o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); o vereador Anselmo Pereira (PSDB), representante da Câmara de Vereadores de Goiânia; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira.
E ainda: o presidente da Federação do Comércio (Fecomercio), José Evaristo dos Santos; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Paulo Vargas; o superintendente do Instituto Evaldo Lodi, Humberto Rodrigues de Oliveira; Renato Rassi, que na ocasião representou o senador goiano Cyro Miranda (PSDB); o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial e de Serviço do Estado de Goiás, Euclides Barbo; e o presidente da Associação Goiana de Imprensa, Valterli Guedes.
 
Em seu discurso, o parlamentar falou da satisfação de realizar a homenagem na Assembleia, afirmando que, ao longo da história da indústria goiana, o Senai tem contribuído com a formação profissional e capacitação das empresas, que buscam na tecnologia e na inovação, a competitividade para disputa de mercado em um mundo globalizado.
 
Luis Cesar Bueno aproveitou o momento para analisar a inserção da formação profissional Brasil, relembrando o lento processo histórico da produção industrial brasileira. “Enquanto a América e a Europa preparavam seus respectivos pólos industriais, com as novas tecnologias oriundas da Revolução Industrial, o Brasil convivia com uma economia baseada na monocultura agrícola e um pacto colonial que proibia a entrada de escolas técnicas, universidades e novas tecnologias”, lembrou.
 
“O Senai foi o grande propulsor da formação de mão de obra nas décadas de 50, 60 e 70, em função do desenvolvimento das indústrias ligadas à produção de derivados do petróleo, ocorrido com o surgimento da Petrobrás, e também da inserção da produção automobilística, desenvolvida pelo governo de Juscelino Kubitschek”, apontou Luis Cesar.
 
O deputado aproveitou ainda para reforçar que, em Goiás e no Brasil, é preciso uma articulação entre as políticas fiscais e a formação profissional para estimular a indústria a vencer a concorrência internacional, principalmente dos países asiáticos.
“O Senai cresceu muito em Goiás e crescerá mais ainda nos próximos anos. Ocupo a tribuna, nesta noite, para homenagear esta importante instituição da qual fui aluno do curso de Artes Gráficas, profissão que ocupei por mais de 15 anos. Esta admirável escola de formação industrial mudou a minha vida, e a de milhares de trabalhadores de Goiás e do Brasil”, concluiu.
 
Diretor regional do Senai-Goiás
 
Ao proferir seu discurso, o diretor regional do Senai-Goiás, Paulo Vargas, expressou sua gratidão pela Assembleia Legislativa. “Desde já, expressamos nossa gratidão aos deputados que, por unanimidade, consagraram a proposição para que aqui fossem homenageadas duas importantes instituições: o Senai e a Fieg”, iniciou.
”O Senai acumulou, em sua trajetória, inumeráveis exemplos, méritos incontestáveis e reconhecimento no exterior: a instituição foi e é uma referência internacional. Não se faz uma entidade como o Senai sem uma elevada dose de seriedade de paixão”, disse.
 
O palestrante também traçou breve histórico da instituição, em Goiás, trazida para terras goianas em 1952, por iniciativa do Bispo Dom Manuel, que naquele ano se dirigiu a São Paulo para reivindicar a implantação de uma escola do Senai em Anápolis. “E assim, o Senai inaugurou a Escola Senai-1, em 9 de março de 1952, fruto do esforço de Dom Manuel, das autoridades de Anápolis e do Estado”, explicou.
 
O diretor do Senai em Goiás também informou que a instituição teve um início humilde, investindo na formação profissional elementar. “Hoje, o Senai se faz presente em 83 municípios goianos, oferecendo cursos em áreas básicas, operacionais, e de formação técnica e superior, em nível de graduação tecnológica e pós-graduação, criando, assim, condições para que jovens e adultos possam enfrentar o mundo do trabalho”, esclareceu.
 
Finalmente, o palestrante estendeu a homenagem a todos os diretores,
colaboradores e funcionários do Senai e da Fieg. “Esta sessão solene é ponto alto da celebração dos 60 anos do Senai em terras goiana. Esta homenagem nos incita a prosseguir em nossa missão”, finalizou.
 
Presidente da Fieg
 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Fieg, Pedro Alves de Oliveira também subiu à tribuna na homenagem aos 60 anos do Senai, instituição integrante do Sistema da Fieg.
 
Pedro Alves de Oliveira falou da satisfação pela homenagem que a Assembleia presta à instituição, que reflete o orgulho e o reconhecimento do trabalho realizado em prol do Estado. “A Assembleia Legislativa tem nosso maior respeito e sua proximidade com o povo reflete na boa comunicação entre nós”, acrescentou.
“A Fieg sempre contribui com a promoção do desenvolvimento cultural, industrial e econômico de Goiás, opinando e ajudando na elaboração de projetos, e aconselhando na rejeição de outros, tudo em prol do crescimento do Estado. Já formamos mais de um milhão de trabalhadores, prontos e aptos ao mercado de trabalho, nas nossas seis décadas”, afirmou Pedro Alves de Oliveira.
 
O presidente aproveitou para enfatizar que a Fieg é uma instituição parceira dos poderes públicos, mas que sabe cobrar quando necessário, como no caso da recuperação da malha rodoviária do Estado e na reforma do aeroporto de Goiânia. “Vale lembrar que a FIEG é uma instituição que não tem bandeira política. Nossa bandeira é o Estado de Goiás”, concluiu.
+ Notícias