Luis Cesar Bueno participa do 4º Encontro Nacional do MPT e indica três nomes para a disputa nacional do PT
Publicado 02/06/2009
O deputado Luis Cesar Bueno (PT), vice-presidente do Diretório Regional e membro da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, juntamente com sua assessoria participaram neste último final de semana do 4º Encontro Nacional do Movimento PT – tendência interna do PT, em Brasília.
O encontro teve o objetivo de discutir as perspectivas para o Brasil, o PT em 2010, a sucessão do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, e o Processo de Eleições Diretas no partido este ano. Vários nomes da sigla participaram e debateram sobre as questões citadas. No final todos os delegados e deputados presentes decidiram que no próximo dia 19 de junho será anunciada candidatura própria para a presidência nacional do PT.
Ao todo, foram mais de 160 delegados de todos os estados que reuniram em grupos, na noite de sábado, 30, para discutir três nomes: Geraldo Magela (DF), Maria do Rosário (RS) e Virgílio Guimarães (MG). No domingo, os nomes foram expostos aos integrantes da tendência que optaram por buscar alianças e debater quem será o melhor representante para concorrer ao cargo.
Durante este período, o Movimento PT buscará apoio de outras tendências para fortalecer o nome do indicado para as eleições de novembro. De acordo com o coordenador geral do Movimento, Romênio Pereira, a tendência não abrirá mão de candidatura própria. Segundo ele, a próxima direção partidária é importante, pois não irá apenas presidir o partido, mas será decisiva nas eleições presidenciais. “Além de comandar o programa de Dilma presidente, essa direção terá que buscar alianças nacionais e regionais”, enfatizou.
O deputado Luis Cesar Bueno, aprovou a decisão de levar três fortes nomes para a disputa nacional e acredita que dessa forma pode haver a unidade do partido. Ele ressaltou a importância do evento e disse acreditar na aliança do PMDB com o PT em Goiás e Goiânia e aposta na candidatura de Dilma Rousseff.
O Movimento PT é a segunda maior tendência do partido (com 11 deputados federais) e tem grande representatividade nas decisões tomadas nacionalmente. Em 2007, o Movimento PT, com a candidatura de Jilmar Tatto, ficou em segundo lugar na disputa, com mais de 20% dos votos.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, aguardada pelos delegados na manhã do domingo, 31, não compareceu em virtude de compromissos de agenda. Entretanto, se comprometeu a receber a direção do Movimento, ainda esta semana, em reunião no Distrito Federal.
Confira quais os deputados que integram o Movimento PT:
Arlindo Chinaglia (SP)
Domingos Dutra (MA)
Geraldo Magela (DF)
Maria do Rosário (RS)
Virgílio Guimarães (MG)
Fátima Bezerra (RN)
Fernando Ferro (PE)
Chico D’ângelo (RJ)
Carlos Santana (RJ)
José Airton Cirilo (CE)
Anselmo de Jesus (RO)
Luis Cesar Bueno (GO)